Viajar de Trem pela Europa
Atualizado: 2 de ago.
Com certeza o trem é o meio de transporte que mais combina com a Europa.
Com tranquilidade e conforto o viajante pode se deslocar de uma cidade para outra e até mesmo de um pais para outro, admirando pelas amplas janelas as vistas magníficas que vão se apresentando ao longo dos trajetos. Viajando de trem podemos visitar diversoas regiões da Europa, tendo em vista que são mais de 20 paises servidos e interligados por ferrovias. No entanto, convém ter em mente que a viagem de trem é preferível desde que o tempo de trajeto entre a origem e destino não ultrapasse 5 horas, pois acima disto, a viagem se torna cansativa. Nesse caso, levando em consideração custo benefício a viagem aérea é preferível.
Caso você se interesse em viajar pela Europa utilizando trens, deixamos aqui algumas dicas importantes e objetivas para que você se dê bem em sua viagem.
PLANEJAR A VIAGEM DE TREM
Antes de comprar a passagem, é extremamente importante planejar a viagem de trem para definir quais cidades serão visitadas tendo em vista que entre dois destinos principais podem existir cidades interessantes que mereçam uma parada para conhece-las. O tempo que os trechos são percorridos e eventuais conexões podem ser consultados facilmente em sites das companhias ferroviárias da Europa.
TIPOS DE PASSAGEM
A reserva de assento não é exigida na maioria dos trens da Europa. Por outro lado, as reservas são normalmente obrigatórias em trens de alta velocidade das companhias Eurostar,Trenitalia Freccia, Thalys, TGV e SNCF.
Passagem para um trajeto
E válida de uma saída da origem até a chegada de um destino. Ideal para quem fará viagens regionais com um só destino. Os preços dessas passagens podem ter seus valores reduzidos quando comprados antecipadamente.
Passagem para diversos trajetos (passe de trem)
É válida para diversos embarques e desembarques ao longo de um trajeto. Ótimo para quem quer conhecer diversos paises e cidades mas ainda não sabe quais. Nesse caso, o viajante pode viajar sem necessidade de definir antecipadamente o próximo destino a visitar. Menores de 26 anos teem direito à tarifas reduzidas.
TIPOS DE TRENS
Alta velocidade
São os mais modernos e mais caros para viajar. Ideais para percorrer trajetos longos entre paises desfrutando de uma boa refeição no vagão-restaurante, wi-fi, confortável poltrona e diversos outros benefícios. Nesses trens geralmente é obrigatório fazer a reserva do assento.
Trens Regionais
Possuem tarifas mais baixas, mas fazem muitas paradas pois ligam centros turísticos a pequenas cidades ao longo de sua rota. Não há necessidade de se fazer reservas para esses trens o que facilita visitar essas pequenas cidades.
Trens Intercidades
Ligam grandes cidades do mesmo pais e por isso, teem menos paradas. Menos velocidade e mais baratos que os trens de alta velocidade.
Trens Noturnos
Se você está pensando em economizar uma diária de hotel por conta de passar a noite no trem, tudo bem! No entanto, devo alertar que é quase impossivel dormir no trem, tendo em vista que durante toda a viagem haverá paradas com entrada e saída de passageiros quase sempre barulhentos e outros pequenos incômodos pertinentes a viagem. Para esses trens é sempre exigida reserva antecipada para as cabines.
NA ESTAÇÃO
Procure chegar na estação pelo menos 30 minutos antes da partida do trem.
As principais estações ferroviárias da europa possuem boa infraestrutura e são providas de máquinas de auto-atendimento, guarda-bagagens, carrinhos de bagagem, toilets com chuveiros, bercários, agências de câmbio, restaurantes, lanchonetes e outros serviços.
EMBARQUE NO TREM
Grande parte das estações ferroviárias da Europa são muito bem sinalizadas de modo a tornar extremamente fácil para o passageiro embarcar no seu trem.
Na sua passagem estarão indicados o número do trem e o horário de partida. Você poderá conferir em qualquer dos diversos paineis de partidas e chegada espalhados pela estação de qual plataforma o seu trem partirá. A classe e número do vagão estão expressamente indicados em sua lateral. No caso de assento numerado, este estará indicado na sua passagem.
Lembre-se que na Itália e França, antes de embarcar no trem, há necessidade de validar o bilhete comprado na própria estação. A validação é facilmente feita em pequenas maquinas que ficam na entrada das plataformas ou nas próprias plataformas.Caso contrário você poderá ser multado pelo fiscal do trem.
BAGAGENS
Diferentemente do embarque aéreo, não é necessário realizar check in ou despacho de bagagens. O próprio passageiro acomoda suas bagagens devidamente etiquetadas nos locais apropriados do trem e é responsável pela segurança delas.
Embora na maioria dos trens da Europa não existir limite obrigatório de bagagens, nossa recomendação é que cada pessoa transporte no máximo uma mochila e uma mala de 23 quilos com rodinhas o que vai tornar muito mais agradável a viagem. Não ultrapasse isso, caso contrário estragará a sua viagem.
PORQUE VIAJAR DE TREM PELA EUROPA?
1 - As estações ferroviárias em geral se situam nos centros das cidades e com muitos hoteis ao seu redor possibilitando até dispensar quaisquer transportes para ir do hotel á estação ou estação ao hotel.
2 - O embarque nos trens é muito fácil e rápido tendo em vista que não há necessidade de despachar bagagens.
3 - A maioria dos trens são extremamente confortáveis, com bastante espaço, ótimas poltronas, amplas janelas para admirar a variedade de paisagens, o que propicia ao viajante uma viagem realmente agradável.
4 - Nós costumamos dizer que os trens da Europa são tão pontuais na partida e chegada que dá até para acertar o ponteiro do relógio.
Fique á vontade para deixar seus comentários e em caso de dúvidas faremos todo o possível para esclarece-las brevemente.
Comentários