top of page

POSTS

POSTS

Pompeia, um fantástico sítio arqueológico

Atualizado: 21 de out.

Pompeia, é uma cidade do antigo Império Romano, localizada a 22 km de Nápoles na Itália. Construída aos pés e bem próximo do Vesúvio, foi destruída durante uma grande erupção do vulcão no ano 79 d.C. Todas as construções e todos que estavam alí foram completamente soterrados por uma intensa chuva de cinzas decorrente dessa erupção.

No século XVIII, a cidade que se encontrava oculta e esquecida durante séculos, foi redescoberta com início de escavações que possibilitaram mostrar um fantástico sítio arqueológico espelhando uma visão da cidade no antigo Império Romano.

Pompeia, é uma cidade do cidade do antigo Império Romano, localizada a 22 km de Nápoles na Itália. Construída aos pés e bem próximo do Vesúvio, foi destruída durante uma grande erupção do vulcão  no ano 79 d.C. Todas as construções e todos que estavam alí foram completamente soterrados por  uma intensa chuva de cinzas decorrente dessa erupção. No século XVIII, a cidade que se encontrava oculta e esquecida durante séculos, foi redescoberta com início de escavações que  possibilitaram mostrar um fantástico sítio arqueológico espelhando uma visão da cidade no antigo Império Romano.

Por ser uma das atrações mais populares da Itália, Pompeia recebe cerca de 2,5 milhões de visitantes por ano. Pompeia é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

 

SÍTIO ARQUEOLÓGICO

Embora Pompeia represente uma desgraça que destruiu uma cidade inteira com seus moradores, uma visita a essa cidade é imperdível pois nos remete ao antigo Império Romano mostrando em detalhes como era a vida cotidiana de seus moradores bem como de uma cidade romana da época, relevelados pelas escavações.

As ruelas estão muito bem conservadas e passeando por elas, podemos imaginar o dia a dia das pessoas da época.

As ruelas estão muito bem conservadas e passeando por elas, podemos imaginar o dia a dia das pessoas da época.

Ao depararmos com as pinturas, ficamos impressionados com o bom estado de conservação presente na maioria delas.

Ao depararmos com as pinturas, ficamos impressionados com o bom estado de conservação presente na maioria delas.

Entrar nessas casas nos faz imaginar como seus moradores viviam alí junto a esculturas, mosaicos e afrescos que nos revelam a arte romana da época.

Aqui vemos o interior de uma das termas de Pompeia, casas de banho onde os romanos praticavam diversas atividades tais como natação, sauna, massagens dentre outras.

Aqui vemos o interior de uma das termas de Pompeia, casas de banho onde os romanos praticavam diversas atividades tais como natação, sauna, massagens dentre outras.

Nos impressiona a arte empregada nos tetos e paredes dessas termas, tendo em vista que era um lugar público!

Afrescos e pinturas muito bem consevados presentes na casa do Ara Massima, também chamada de casa de Narciso ou casa de Pinario.

Aqui podemos ver a Casa do Fauno que era residência de uma família de elite. Era a maior e mais cara residência da antiga Pompeia. Para ter uma idéia, seu interior tinha 3000 metros quadrados  ocupando um quarteirão inteiro.

Aqui podemos ver a Casa do Fauno que era residência de uma família de elite. Era a maior e mais cara residência da antiga Pompeia. Para ter uma idéia, seu interior tinha 3000 metros quadrados ocupando um quarteirão inteiro.

Aqui, na Casa do Fauno, nos deparamos com o belíssimo Mosaico de Alexandre, o Grande.

emos aqui um dos três teatros existentes. O Teatro Pequeno (ou Odeon) onde aconteciam apresentações de teatro, poesia e música.

Vemos aqui um dos três teatros existentes. O Teatro Pequeno (ou Odeon) onde aconteciam apresentações de teatro, poesia e música.

Aqui podemos ver as ruínas de uma antiga padaria, o que nos dá asas á imaginação de como seria a rotina desse lugar.

Durante a caminhada pelo sítio arqueológico, pudemos encontrar os impressionantes corpos petrificados de habitantes de Pompeia.

Durante a caminhada pelo sítio arqueológico, pudemos encontrar os impressionantes corpos petrificados de habitantes de Pompeia.


Este é o Anfiteatro, construído com arquitetura semelhante ao Coliseu de Roma. Era palco de grandes competições de atletismo.

Visitar Pompeia nos deu a oportunidade de sentir como era o dia a dia dos habitantes romanos nessa cidade em seus mínimos detalhes. A arte e cultura romana espelhada nas moradias, termas, templos, foro romano, teatros, e anfiteatro dentre outros. Caminhando pelas ruelas, podemos perceber algo fascinante que são os sulcos causados pelas rodas das carroças utilizadas como meio de locomoção da época.  Portanto, visita imperdível!

Visitar Pompeia nos deu a oportunidade de sentir como era o dia a dia dos habitantes romanos nessa cidade em seus mínimos detalhes. A arte e cultura romana espelhada nas moradias, termas, templos, foro romano, teatros, e anfiteatro dentre outros.

Caminhando pelas ruelas, podemos perceber algo fascinante que são os sulcos causados pelas rodas das carroças utilizadas como meio de locomoção da época.

Portanto, visita imperdível!

 

HORÁRIOS

1º de novembro a 31 de março: 9h às 17h (última entrada às 15h30)

1º de abril a 31 de outubro: 9h às 19h, (última entrada às 17h30)

Fechado 25 de dezembro e 1º de janeiro e1º de maio .


PREÇOS DOS INGRESSOS

Visita por conta própria

  • Adulto: 21 Euros

  • Menor (até 17 anos):3 Euros

Visita com guia

  • Adulto (18+ anos): 39.50 Euros

  • Jovem (6 até 17 anos): 24.50 Euros

  • Criança (até 5 anos): 3.50 Euros

 

COMO CHEGAR EM POMPÉIA


Aqui vai a melhor e mais prática maneira de se chegar a Pompéia.

Estando em Roma, embarque em um trem na estação Roma Termini com destino a estação Napoli Centrale em Napoli.

Procure os trens mais rápidos tais como os Freccia da Trenitalia e os trens da Italo que percorrem o trajeto de Roma Termini e Napoli Centrale em 1h15 ao preço em torno de 20 euros. Quanto mais cedo chegar em Pompeia mais tempo para curtir o sítio arqueológico. Trens Intercity e Regionaly muitas vezes são mais baratos mas levam de 2h a 3 horas para percorrer o mesmo trajeto.

Desembarque na estação Napoli Centrale, caminhe em torno de 5 minutos e alcance a estação Piazza Garibaldi.

Na estação Piazza Garibaldi embarque no trem da linha Nápoles-Sorrento e desembarque na estação Pompei Scavi-Villa dei Misteri, que fica na porta de entrada do sítio arqueológico de Pompeia. Saia da estação, vire á direita e caminhe cerca de 50 metros e verá a Porta Marina uma das entradas do sítio arqueológico.

 

Bora pra Pompéia?


Aproveite cada momento de sua viagem.

O Tempo passa e não volta mais

O que volta é a vontade de viajar novamente!























Posts recentes

Ver tudo

Comments


SIGA NOSSAS PÁGINAS

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page