Os Bondinhos Elétricos de Lisboa
Atualizado: 27 de jul. de 2022
Os Bondinhos elétricos não são só uma divertida atração turística, mas também uma excelente opção de transporte em Lisboa.
São 57 deles rodando pelos trilhos da cidade, sendo que 40 ainda conservam o estilo original dando a eles um ar de charme, melancolia e nostalgia.
Os primeiros bondes portugueses eram puxados a cavalo e somente em 1900 passaram a ser elétricos.
Os bondes que atualmente circulam por Lisboa são de fabricação 1936 a 1947 e encontram-se em ótimo estado de conservação, tendo em vista que foram reformados ao longo do tempo.
Se você quiser conhecer diversos locais bem interessantes que fazerm parte história e arquitetura dessa linda cidade, bem como outros passeios pela cidade, nada como os bondinhos de Lisboa
Estar no interior desses bondinhos é como voltar ao passado! Que sensação fantástica sermos levados lentamente pelas ruas estreitas onde deparamos com lugares bonitos e acolhedores.
Os bondinhos são confortáveis e é super divertido fazer esse passeio, principalmente no bonde 28, preferido dos turistas.
TRAJETOS
Seguem abaixo os detalhes das 6 linhas de bondinhos que trafegam atualmente em Lisboa. São elas:
Bonde 12
Parte da Praça do Martim Moniz, passa em Alfama pelo Largo das Portas do Sol e segue em direção á Praça da Figueira. É um trajeto de 4 km que o bondinho percorre em torno de 20 minutos.
Bonde 15
Parte da Praça da Figueira, passa pela Praça do cComércio e pelo Mosteiro dos Jerônimos. Essa linha é bastante utilizada pelos turistas tendo em vista ligar o centro de Lisboa à região de Belém onde se encontram a confeitaria Pasteis de Belém, o Mosteiro de São Jerônimo e a Torre de Belém.
O trajeto é feito em torno de 25 minutos.
Bonde 18
Essa linha liga o Cais de Sodré até o bairro da Ajuda sendo pouco utilizada por turistas. O trajeto é feito em torno de 30 minutos.
Bonde 24
Essa linha estava desativada há 23 anos e fpi reativada em 2018.
Parte da Praça Luis de Camões e vai até Campolide, passanndo pelo Bairro alto e pelo Principe Real. Seu trajeto é feito em 20 minutos.
Bonde 25
Parte da Praça da Figueira e vai em direção ao Cemitério dos Prazeres em Campo de Ourique antes passando pela Praça do Comércio, o bairro de Santos, o Jardim e a Basílica da Estrela. É uma linha mais utilizada mais utilizada por trabalhadores.
Bonde 28
Está em dúvida qual bonde escolher para o seu passeio? Então escolha o Bonde 28. É o preferido dos turistas, pois passa por muitos lugares turísticos e tem o percurso mais longo, ou seja 28 Km.
Parte da Praça Martim Moniz e vai até o Cemitério dos Prazeres em Campo de Ourique. Nesse trajeto passará nos seguintes pontos turísticos: bairro da Graça, Igreja de São Vicente, o Miradouro das Portas do Sol, a Sé de Lisboa, o bairro do Chiado e a Praça Luis de Camões, a Basílica e o Jardim da Estrela.
Procure pegar o bondinho no seu ponto de partida na Praça Matim Moniz, caso contrário correrá o risco de pega-lo já lotado.
PREÇO
O preço da passagem é de 3 euros e pode ser comprada diretamente com o motorista do bonde.
Pois é! Foi utilizando esses charmosos bondinhos que pudemos apreciar os principais monumentos de Lisboa e seus antigos bairros.
Commentaires