O que fazer em Siena - Passeio de 1 dia
Atualizado: 23 de set.
Siena é uma cidade situada na região de Toscana na Itália distante 73 km de Florença com uma população de 53 mil habitantes. Com mais de 800 anos, mantém o seu aspecto medieval até os dias de hoje. Siena foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Para quem está fazendo de Florença um bate e volta, segue um roteiro pelo centro histórico para visitar seus principais pontos turísticos, bem como caminhar pelas suas ruas estreitas dessa charmosa cidade.
A - PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS
1 - PIAZZA DEL CAMPO
É nessa praça que os turistas se reunem para apreciar um bom vinho, tomar um café, bem como degustar refeições em ótimos restaurantes.
Nas ruas visinhas existem também muitos bons restaurantes.
Também é aqui que acontece o Palio di Siena.
Palio di Siena é uma corrida de cavalos disputada por 17 paróquias que acontece em julho e agosto, reunindo cavaleiros em trajes tradicionais e bandeiras multicoloridas. A festa que atrai milhares de pessoas é realizada desde o século 17.
2 - CATEDRAL DE SIENA OU DUOMO
Magnífica representação da arquitetura gótica italiana, teve seu projeto e construção desenvolvidos entre 1215 e 1263. Obra de Giovani Pisano, sua fachada principal em marmores branco e preto, foi concluída em 1380. Na catedral podemos encontrar obras de importantes artistas italianos tais como Donatello, Pinturicchio, Lorenzo Ghiberti, Bernini, Nicola e Giovanni Pisano.
Em posts futuros falaremos mais detalhadamente sobre o maravilhoso interior da catedral.
3 - TORRE DEL MANGIA E PALAZZO COMUNALE
A Torre del Mangia foi construída entre 1338 e 1348. Para alcançar o mirante existente no topo da torre a 102 metros de altura é preciso subir 400 degraus bem desconfortáveis.
Ligado à torre, está o Palazzo Comunal que também é chamado de Palazzo Pubblico. Foi construído entre o fim do século Xlll e meados do século XlV. Em suas 5 salas e 2 capelas pode-se admirar obras de artistas de Siena.
Atualmente alí funciona o museu cívico e a prefeitura da cidade.
Interior do Palazzo Comunal de onde podemos ver a Torre del Mangia.
4 - O FACCIATONE
Uma fachada não completada das obras de expansão do Duomo é conhecida como Facciatone. A interrupção das obras em 1357 se deu principalmente devido a peste de 1348. Atualmente nela se encontra um mirante que propicia uma vista muito linda que nos permite apreciar a beleza desta cidade.
5 - BIBLIOTECA PICCOLOMINI
A biblioteca foi construída pelo cardeal Francesco Piccolomini em memória de seu tio Enea Silvio Piccolomini, o Papa Pio ll. Posteriormente ele se tornou o Papa Pio lll.
Abrigada em um único salão, o seu acesso pode ser feito apenas por dentro da catedral. Os afrescos coloridos que se espalham pelas paredes e teto da biblioteca são em homenagem ao Papa Pio ll. Vale a pena uma visita à biblioteca principalmente para admirar os afrescos.
6 - CAMINHAR PELAS RUELAS
Nada mais agradável do que caminhar em ruelas sentindo a atmosfera medieval, admirar a arquitetura das fachadas e detalhes que sobraram da Idade Média, bem como o cotidiano dos moradores. Se puder, procure observar cada detalhe e descobrirá muita arte. Siena foi um grande celeiro artístico e dona de seu próprio estílo.
Siena é muito visitada e apreciada por turistas de todo o mundo e mantém o seu charme em todas as estações do ano.
Mas como caminhar dá muita "sede" e ninguém é de ferro, nada como uma parada de emergência para experimentar um bom vinho italiano.
Isso é um pouquinho do que fazer em Siena num passeio de 1 dia.
B - COMO CHEGAR EM SIENA PARTINDO DE FLORENÇA
1 - ÔNIBUS
Existem 2 linhas de de ônibus de transporte público: Siena Rápida - 131R e Siena Ordinária - 131O
Os ônibus partem a cada 60 minutos da Autostazione Sita Firenze na Via Santa Caterina da Siena, 15, localizada à direita da entrada principal da estação de Santa Maria Novella.
Ao chegar em Siena, desembarque na Piazza Antonio Gramsci junto às antigas muralhas da cidade.
Duração do trajeto:
Siena Rápida - 1h15 (sem paradas)
Siena a Ordinária - 1h30 (paradas em 2 cidades)
Preço da passagem de ida:
Compradas na estação ou nas tabacarias - 7,80 euros
Compradas diretamente no ônibus - 10 euros
2 -TREM
Os trens para Siena partem da estação de Santa Maria Novella a cada 60 minutos aproximadamente.
A estação de trem em Siena fica em torno de 2 km do centro histórico. Ao desembarcar você pode optar em ir para centro histórico de ônibus ou caminhar. Eu preferí caminhar e adorei. No caso de você preferir ir de ônibus, você terá que tomar um dos ônibus que vão para a Piazza del Sale. Daí você deverá caminhar por aproximadamente 10 a 15 minutos para chegar a Piazza del Campo.
Duração do trajeto:
Direto - 1h30
Mais longo - 1h50
Preço da passagem:
Único para os dois tipos de trens 8,70 euros
3 - CARRO
Para uma viagem mais tranquila, alugue um carro pelo site da Rentcars onde você poderá fazer uma consulta completa de preços e empresas lá apresentadas.
Trajeto: Pegar a rodovia SS741, ir para SS674 e acessar a SR2, em direção a Via di Città a Siena.
Distância: 70,3 Km
Tempo de percurso: 57minutos
Comentarios