Museu do Louvre
Atualizado: 21 de jul. de 2022
É um dos museus mais visitados por turistas de todo mundo e o maior do mundo. A cada ano, mais de 8 milhões de turistas visitam o Museu do Louvre.
Quem vai a Paris não deve deixar de visitar esse incrível museu onde poderão ser vistas antiguidades gregas , romanas e egipcias bem como coleções espetaculares de obras de arte distribuídas em uma área em torno de 73.000 metros quadrados organizadas em 400 recintos.
No século Xll, o Museu do Louvre era o Palácio do Louvre. Era residência real de monarcas como Felipe ll e Carlos V e lá guardavam suas coleções de arte. Quando deixou de ser residência real, foi transformado nesse grandioso museu.
Atualmente, o principal acesso ao museu se dá por essa pirâmide de cristal construída em 1989 que mistura o moderno com o antigo em fantástica suavidade.
As exposições das coleções estão organizadas em 8 diferentes áreas que são: Antiguidade oriental; Egito; Gregos, etruscos e romanos; Arte do Islã; Esculturas; Objetos de arte; Pintura; Artes gráficas.
O acervo do Museu do Louvre é composto de 380 mil ítens, sendo que 35 mil obras de arte estão expostas permanentemente.
São muitas as pinturas e esculturas importantes. Entre elas destacamos respectivamente "Monalisa" de Leonardo da Vinci e a "Venus de Milo" da Antiga Grécia.
Escultura grega descoberta na ilha de Milos nas Cíclades na Grécia, a "Venus de Milo" data em torno de 100 A.C. e representa a deusa Afrodite.
Entre tantas outras, essa belíssima obra de arte intitulada "Os Quatro Cativos" de Martin Desjardins datada de 1679 a 1682.
Essa é a "Grande Esfinge de Tanis" Estima-se que ela data cerca de 2600 A.C. Os nomes dos faraós
Chéchonq I (945-924 A.C.), Merneptá (1212-1202 A.C.) e Amenemhat II (1929-1895 A.C.) estão inscritos na estatua. A esfinge possui corpo de leão e cabeça de faraó demonstrando, como símbolo de realeza o poder e a força de um leão.
Um dos destaques do Louvre é essa réplica dos aposentos do imperador Napoleão Bonaparte contendo um mobiliário e acessórios ricamente trabalhados nos mínimos detalhes demonstrando com fidelidade como eram na época.
Esse é o "Grande Salão" dos Aposentos de Napoleão lll . O lustre, as paredes, o teto, as cortinas, o mobiliário, tudo é luxuoso em todos os detalhes. Realmente fantástico!
Ao fundo podemos observar a perfeição da estátua da Venus de Milo representando a beleza feminina grega.
O Museu do Louvre possui 4 acessos. O acesso principal é o da Pirâmide. O que vemos na foto é o acesso Carrousel du Louvre na saída da estação de metrô Mouse du Louvre onde existe um shopping center. Obseve ao fundo a pirâmide invertida. Os demais são Acesso Richelieu Passage e acesso Porte de Lions.
O Museu do Louvre é muito grande. São tantas as obras de arte que não dá para percorre-lo e admira-lo em apenas 1 dia! Na nossa opinião, acho que é preciso pelo menos 2 dias para tanto, até porque pela suas grandes dimensões percore-las em um só dia pode se tornar cansativo.
HORÁRIOS, PREÇOS, LOCALIZAÇÃO E TRANSPORTE
Horário
Segundas, quintas, sábados e domingos: das 9:00 às 18:00 horas. Quartas e sextas: das 9:00 às 21:45 horas. Terças: fechado.
Preços
Adultos: 20 Euros Menores de 18 anos: entrada gratuita.
Localização
Place du Palais Royal
Transporte
Ônibus: linhas 24, 63, 68, 69, 73, 83, 84 e 94.
Metrô: Palais-Royal - Musée du Louvre, linhas 1 e 7.
Bora pra Paris direto pro Museu do Louvre!
Comments